O sorriso ideal é aquele que está com a saúde bucal equilibrada e que tem uma aparência harmônica e simétrica, que ajuda na sua imagem e autoestima. Com o aparelho ortodôntico, conseguimos conquistar essa dentição, afinal, esse dispositivo corrige dentes tortos e desalinhados, ao mesmo tempo que favorece a funcionalidade das arcadas.
O aparelho ortodôntico é bastante popular em função das correções estéticas que faz. O principal motivo para as pessoas buscarem o tratamento são os dentes tortos, pois afetam a imagem de um modo geral. E com essa correção também alcançamos um melhor encaixe das arcadas dentárias, favorecendo sua funcionalidade.
Há diversos tipos de aparelho ortodôntico: fixos, móveis, estéticos e alinhadores transparentes. O aparelho ideal depende do tipo de tratamento e das características de cada paciente.
Confira os mais populares
- Aparelho fixo
- Metálico
- Estético
- Lingual
- Aparelho móvel
- Expansor
- Contenção
- Alinhador transparente
Cuidados após a instalação do aparelho
- Manter uma boa higiene
- Adequar alguns hábitos alimentares
- Evitar hábitos nocivos
- Comparecer às revisões periódicas
Existem diferentes tipos de ortodontia, o que possibilita acompanhar um paciente desde a infância, prevenir problemas complexos, realizar intervenções precoces e corrigir problemas que já estão instalados.
Para verificar se o aparelho é realmente necessário, é fundamental que você faça uma consulta com o ortodontista. Ele analisará os seus dentes e também solicitará exames complementares, como o Raio-x, para ter uma visão ainda mais ampla da questão. A partir daí, verá se você precisa mesmo de aparelho e qual deles é o mais indicado para o seu caso.