Clínico Geral | Qual sua importância?

Infelizmente, de maneira bastante equivocada, muita gente acha que o médico clínico geral não é um profissional tão necessário quanto os demais, imaginando que ele não tenha se especializado em uma das tantas áreas que a medicina oferece. Contudo, hoje, passar por uma consulta com clínico geral é de extrema importância e de grande valia, porque ele é detentor de características que o tornam um profissional único. Te mostraremos quais são elas.

Qual a função do clínico geral?

É o profissional que trata de todas as doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas, não obstétricas, e apenas em adultos.

Não é incomum que o clínico geral atue como “médico da família“, acompanhando seus pacientes a vida toda. O que é bem interessante, já que ao conhecer seu histórico, ele pode tratar com mais propriedade suas queixas e definir diagnósticos mais precisos.

Quais doenças podem ser tratadas pelo clínico geral?

São várias as doenças que podem ser tratadas por esse profissional, dentre elas, algumas como: depressão leve; diabetes; doenças cardíacas em estágio inicial; infecções em geral, de pele, intestinais, urinárias; dores na cabeça; problemas de pressão, incluindo acompanhamento; anemia; alergias, entre outras.

Também deve-se procurar o clínico geral nas situações abaixo:

  • Avaliação médica antes de qualquer cirurgia, até mesmo antes de iniciar atividades físicas
  • Prevenção de doenças e orientação nutricional básica
  • Check-up completo
  • Exames de rotina, incluindo fezes, urina e sangue
  • Quando não se tem muita clareza sobre os sintomas apresentados

É importante levar exames já realizados anteriormente quando for se consultar com um clínico geral. Assim ele pode avaliar a necessidade ou não de se consultar com um especialista.

Quando o procurar?

Hoje em dia existe a crença de que não é preciso mais ir ao clínico geral antes de procurar um especialista, o que induz o paciente ao autodiagnóstico em relação ao que está sentindo.

Isso é muito prejudicial pois as conclusões podem ser equivocadas, levando o paciente a perder tempo se consultando com o especialista errado.

Além disso, dependendo do estágio da doença apresentada, o clínico geral pode perfeitamente diagnosticar e prescrever tratamentos. Um médico que já conhece seu histórico tem a capacidade, inclusive, de dar mais peso aos sintomas relatados, como vimos anteriormente.

Por isso é importante criar um relacionamento com seu clínico geral. Isso permite um diagnóstico mais profundo, baseando-se em outros fatores já vistos ao longo dos anos.

Qual a importância de uma consulta com um clínico geral?

Esse profissional, conhecendo todos os fatores que influenciam seu histórico médico, será capaz de tratar uma doença com rapidez e eficácia muito maiores. É uma relação de confiança que traz todos os benefícios ao paciente, promovendo seu bem-estar e aumentando sua qualidade de vida. Além de evitar o autodiagnóstico e a automedicação, que podem vir a piorar um quadro clínico já existente. Também existe uma vantagem de agenda, pois as consultas com clínicos gerais são, costumeiramente, mais fáceis de serem marcadas.

Curtiu nosso conteúdo? Deixem seus comentários e sugestões aqui embaixo. Acesse nosso blog para ler sobre vários outros temas.

Quer receber nossos conteúdos semanais por e-mail? É muito fácil, basta se cadastrar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *